O que devemos ter no site!!!!!.

criado há há 8 meses | 0 Commentários | Autor: Thiago Dionizio

Olá.

Iremos abordar hoje o que deveremos ter em um site intitucional, assim como uma descrição técnica!

 

O que um site institucional deve ter?

Um site institucional deve ser informativo, portanto sua linguagem deve ser clara e objetiva. Enquanto algumas pessoas precisam da informação de imediato, outras também estão interessadas em conhecer os seus produtos/serviços e história mais profundamente.

Um site institucional deve ser construído com base em uma estratégia de marketing digital voltada para o cliente, isto é, oferecer o que o seu cliente procura, mas ao mesmo tempo incentivar que ele adquira o que você oferece.

Com isso em mente, infere-se que não há uma fórmula perfeita e universal para todos os sites. No entanto, algumas características estruturais são comuns aos diferentes sites institucionais. Pode-se dividi-las em três categorias: obrigatório, desejável e opcional.

Obrigatório

Consiste nos elementos básicos que o seu site institucional - one page deve ter.

Home/Carrousel – É uma sessão da página onde deve-se ter imagens e/ou textos em destaque. É a primeira coisa que seus clientes irão visualizar.

Produto ou Serviço – Deve conter informações sobre o que você está comercializando, seja um produto ou um serviço. Não se esqueça de usar imagens de qualidade para ilustrar, além de inserir uma breve – porém explicativa – descrição.

Contato – É fundamental que essa sessão esteja visível e seja funcional. Disponibilize as formas de contato de sua preferência, como telefone e e-mail. Para demais contatos entre você e o cliente, disponibilize um formulário simples, com as validações necessárias, assim o cliente poderá receber as informações.

Desejável

São sessões complementares às informações básicas providas pelos elementos obrigatórios.

Detalhes – Como o próprio nome diz, esta sessão deve contar os detalhes de seu produto ou serviço. Caso você comercialize um produto, foque nos detalhes técnicos do mesmo. Já no segundo caso, se você comercializa serviços, foque na questão de horários, locais e formas de atendimento.

Clientes – Citar clientes e, se possível, incluir um depoimento deles no site institucional fortalece a sua credibilidade.

Local – Caso possua um local físico – profissional! – onde pode receber o seu cliente, é importante dar mais detalhes para que ele possa contatá-lo pessoalmente. Esta sessão é especialmente importante quando você tem mais de um local de atendimento, como filiais.

Opcional

Esses elementos não são obrigatórios, obviamente, mas tê-los em seu site pode ajudá-lo a conseguir mais cliques e um possível aumento nas receitas.

Preços – Quando necessário você pode informar o preço dos seus produtos ou serviços, bem como eventuais descontos para aquisições em grandes quantidades ou assinatura de planos.

Redes Sociais – As mídias sociais são uma ótima forma de reforçar e manter a interação com o seu cliente. Certifique-se de estabelecer uma estratégia de marketing sólida para cada canal que decidir usar.

 

Características de um site institucional

Para um site institucional ser informativo existem algumas características que podem ajudá-lo a cumprir as expectativas, tanto dos desenvolvedores quanto dos clientes.

1. Design simples e objetivo: O usuário deve ser capaz de entender em poucos segundos o que sua empresa faz, que produtos e serviços você comercializa. Se o visitante não conseguir essas informações facilmente, ele simplesmente vai sair do seu site e você perderá uma oportunidade. Invista em um design simples, objetivo e funcional, mas que seja igualmente agradável visualmente.

2. Navegabilidade: Este é um princípio para qualquer site. Se você não tiver uma boa navegabilidade no seu site institucional, você está arruinado. Use poucos menus e, se possível ou necessário, use subcategorias. Isso torna o seu site visivelmente e pragmaticamente mais organizado.

3. Rodapé: Tradicionalmente, os rodapés dos sites institucionais contam com links como políticas de privacidade. Isto é importante, mas não a ponto de estar no topo da página. Explore esta área com informações menos importantes.

4. Imagens: Use imagens de qualidade e que se relacionem com o seu negócio. Lembre-se, no entanto, que imagens grandes farão o seu site demorar para carregar e isso pode fazer com que a taxa de abandono do seu site aumente.

5. Conteúdo: Foque em seu cliente! Produza conteúdo relevante para o seu público e publique de maneira consistente. Use as categorias e tags para rotular seus conteúdos, assim você conseguirá a informação separada e organizada. Valha-se de técnicas de SEO para garantir que o seu site fique bem posicionado nos motores de busca, como o Google.

6. Pesquise: Você já parou para pensar na importância daquele pequeno botão com uma lupinha nos sites que você acessa? Nem sempre a informação será fácil de encontrar. Colocar um campo de busca para o seu visitante o auxiliará a encontrar mais rápido o que ele deseja, contanto que você tenha sido organizado na separação e categorização de seu conteúdo (o uso de tags e rótulos que comentamos acima).

7. Redes sociais: Todo mundo procura a página de uma empresa no Facebook. Crie uma fanpage lá e use as demais redes sociais para se aproximar dos seus clientes.

8. Site responsivo: A maioria dos usuários utiliza dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para acessar ao seu site. Se o seu site institucional não estiver acessível em todos os dispositivos, você estará perdendo não só clientes, como também estará perdendo dinheiro.

9. Blog: Estabelecer um relacionamento com o cliente é uma parte importante do marketing, mas mantê-lo é igualmente desafiante. Como dissemos acima, criar conteúdo de qualidade faz com que o seu cliente se entusiasme com a sua empresa e volte sempre. Criar um blog faz parte dessa estratégia: alimente-o regularmente, com 1 a 2 posts por semana.

Os sites institucionais costumam ser menosprezados, mas isso é um erro. Com a abordagem adequada, consistência e qualidade na execução da estratégia de marketing digital escolhida, o seu negócio tem tudo para dar certo!

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